A TOTVS apresenta o recurso de Adiantamento de Sinal no TOTVS Construção Portal de Imóveis, uma funcionalidade estratégica para possibilitar a antecipação de valores nas propostas de venda de imóveis. A partir do Release 12.1.2410, o sistema permite cadastrar adiantamentos de sinal diretamente no Portal de Imóveis. Isso viabiliza uma experiência ágil e segura tanto para a sua equipe quanto para os clientes, assegurando a reserva do imóvel de interesse e facilitando o processo de fechamento de venda.
Como Funciona o Adiantamento de Sinal no TOTVS Construção
No Portal de Imóveis, ao acessar as Condições de Pagamento de uma proposta, é possível registrar o adiantamento de sinal. Basta selecionar o imóvel, simular uma proposta e escolher a opção Adiantamento. Isso abre uma tela com as seguintes opções de preenchimento:
- Valor do Adiantamento de Sinal: Defina o valor da parcela de adiantamento, que deve corresponder ao valor exato de uma parcela do tipo “Sinal” e ser única. Não é necessário gerar um plano de pagamento para incluir o adiantamento. Esta parcela não permite desconto de comissão; caso seja necessário, crie um grupo específico de parcelas.
- Data de Vencimento: Informe uma data de vencimento válida (não retroativa). O sistema não permite a geração de parcelas com vencimento anterior à data da ação.
- Forma de Pagamento: Escolha entre Boleto ou PIX, conforme as configurações bancárias do empreendimento.
Após o preenchimento, clique em Gerar para concluir a cobrança bancária.
Restrições e Informações Importantes:
- O adiantamento de sinal não exige um plano de pagamento associado.
- Para um plano de pagamento válido, deve haver uma parcela que corresponda ao valor do adiantamento.
- Não são permitidos descontos de comissão ou de venda na parcela de sinal vinculada ao adiantamento.
Assim que o adiantamento for gerado, o sistema exibirá o valor e a data de vencimento, além das opções de:
- Baixar Boleto: Disponível para download em PDF.
- Copiar Código de Barras/Código PIX: Copia o código de barras (boleto) ou QR Code (PIX) para a área de transferência.
- Cancelar Adiantamento: Cancela o boleto ou PIX em caso de desistência ou erro de valores/datas.
Refletindo o Adiantamento no TCGI
No TOTVS Gestão de Imóveis, o adiantamento gerado no Portal de Imóveis aparece automaticamente na aba Adiantamento, do cadastro de Vendas. Nessa aba, é possível monitorar:
- Status do Boleto: Exibido como “Remessa, Não Remetido” até que o pagamento seja confirmado.
- Status da Transação PIX: Exibido como “Pagamento Solicitado” e com expiração automática em aproximadamente uma hora.
Ao clicar em Cancelar Adiantamento, o sistema alerta que o boleto ou PIX foi enviado ao banco e solicita confirmação para o cancelamento:
“Você está prestes a cancelar o adiantamento já gerado. O boleto ou PIX associado a essa transação foi enviado ao banco. Deseja realmente continuar com o cancelamento?”
A parcela de adiantamento fica registrada na aba Adiantamento do agrupador Dados Gerais do TCGI, onde se integram automaticamente ao contrato de venda no momento da efetivação, abatendo o valor do sinal.
Automatize o Controle Financeiro com Segurança
Com o recurso de Adiantamento de Sinal, sua empresa pode agilizar o processo de venda e oferecer mais flexibilidade e segurança para o cliente. Ao garantir a reserva do imóvel e antecipar valores de forma prática, o TOTVS Construção fortalece sua posição no mercado imobiliário. Para saber mais, consulte a documentação sobre Adiantamento do módulo financeiro e explore como essa funcionalidade pode transformar sua gestão de imóveis.
Confira as outras novidades da release 12.1.2410 para o TOTVS Construção.